Jamaicanos podem ser excluídos das Olimpíadas por problemas com antidoping


Do UOL, em São Paulo

Bolt é eleito o melhor do ano no atletismo pela segunda vez AP
Os atletas da Jamaica podem ser excluídos dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, informou nesta terça-feira o jornal britânico The Guardian. O motivo foi a advertência do chefe mundial de controle antidoping, John Farey, aos responsáveis pelos testes no país para que os exames sigam o padrão internacional.

A Comissão Antidoping da Jamaica entrou na mira da Wada (sigla em inglês para Agência Mundial Antidoping) após uma ex-diretora, Renee Anne Shirley, ter revelado que o país não realizou exames em seus atletas nos "cinco ou seis meses" que antecederam aos Jogos Olímpicos de 2012, disputados em Londres.

Na Olimpíada de Londres, a Jamaica faturou 12 medalhas, incluindo as três de ouro de Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo e que pode ficar fora dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, caso seu país seja punido.

A Wada tentou organizar uma audiência com a comissão jamaicana, que afirmou só ser possível a realização do encontro em 2014. Farey não gostou da resposta.

"A posição atual é inaceitável para a Wada e nós não vamos ficar sentados e aceitar a sugestão de que eles vão falar com a gente no próximo ano", disse o dirigente. "Sugerir para a Wada que eles não estão prontos para falar sobre seu problema é insatisfatório, é totalmente inaceitável para mim e vamos agir de maneira adequada dentro do tempo apropriado", prometeu Farey.