quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Morre Samuel Klein, fundador das Casas Bahia

Morre Samuel Klein, fundador das Casas Bahia

Ele estava internado há 15 dias no Hospital Albert Einstein
Samuel Klein, empresário fundador das Casas Bahia, morreu aos 91 anos / Janete Longo/FolhapressSamuel Klein, empresário fundador das Casas Bahia, morreu aos 91 anosJanete Longo/Folhapress
Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, morreu na manhã desta quinta-feira aos 91 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, havia 15 dias.

O corpo do empresário está sendo velado no Cemitério Israelita do Butantã e será enterrado às 14h em cerimônia fechada à família e amigos. As informações são da assessoria de imprensa da família Klein.

Polonês naturalizado brasileiro, Klein deixou a Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Seu primeiro destino foi a Bolívia, em 1950. Um ano depois, chegou ao Brasil com sua mulher e filho.

No Brasil, se estabeleceu em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, onde inaugurou sua primeira loja, em 1957. Começou trabalhando no comércio e também como mascate, indo de porta em porta vender roupas de cama e outros produtos até juntar renda suficiente para iniciar seu negócio.

O nome Casas Bahia foi dado em homenagem aos nordestinos, seus principais fregueses.

Projeto tenta alterar o Estatuto do Desarmamento

Projeto tenta alterar o Estatuto do Desarmamento
Publicação: 20/11/2014 07:56 Atualização:
O projeto recebeu, na terça-feira, 18, o repúdio de diversas entidades de direitos humanos e especialistas em segurança pública. Foto: Polícia Federal (Polícia Federal)
O projeto recebeu, na terça-feira, 18, o repúdio de diversas entidades de direitos humanos e especialistas em segurança pública. Foto: Polícia Federal
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, proposto pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC). Para ele, a legislação atual "tem contribuído significativamente para elevar o índice de homicídios no Brasil, desarmando o cidadão de bem e dando cada vez mais sensação de potência ao bandido".

O projeto recebeu, na terça-feira, 18, o repúdio de diversas entidades de direitos humanos e especialistas em segurança pública. O Instituto Sou da Paz protocolou, em conjunto com organizações da sociedade civil, pesquisadores e autoridades da segurança pública, uma carta aberta, pedindo a rejeição da proposta pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), e pela comissão especial onde o projeto tramita atualmente - e deverá ser votado no dia 10.

O texto estabelece aumento do tempo de vigência do registro de arma de fogo, redução da idade mínima para acesso ao armamento, maior facilidade de autorização para andar armado na rua e aumento no limite de armas e munições adquiridas anualmente por civis, entre outros pontos.

Para o diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Ivan Marques, até o trâmite por meio de comissão especial, que acelera a análise, é "uma manobra política movida pela ‘bancada da bala’". "Corremos um grande risco de ver um projeto como o Estatuto do Desarmamento, que levou cinco anos de discussão, ser alterado por um projeto colocado para votação sem o menor cuidado e debate." Em nota, o Sou da Paz classificou o Estatuto como "uma das mais importantes leis para combater a violência do País" e reforçou que a proibição ao porte de arma é o principal eixo da lei. Está marcada para o dia 26 a única audiência pública sobre o tema na Câmara.

Ex-jogador Oscar Schmidt é vaiado e xinga plateia em palestra em Caruaru

Ex-jogador Oscar Schmidt é vaiado e xinga plateia em palestra em Caruaru.

Publicado em 20/11/2014, às 10h49 | Atualizado em 20/11/2014, às 11h05
Do NE10 InteriorNúcleo SJCC/Caruaru
Ex-jogador teria se irritado com sistema de som do evento / Foto: Reprodução.
Ex-jogador teria se irritado com sistema de som do eventoFoto: Reprodução.
O ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira Oscar Schmidt, de 56 anos, foi vaiado durante palestra realizada no último domingo (16) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Mais de dois mil alunos de uma faculdade particular do Interior pernambucano estiveram presentes no evento realizado em um shopping center da cidade. A palestra repercutiu negativamente nas redes sociais. O jogador foi alvo de críticas.
De acordo com Marcos Ferreira, aluno de educação física, que esteve na palestra, o ex-jogador foi “grosseiro com o público” e não estaria preparado para realizar palestras. “Nós tivemos que passar por momentos constrangedores. Ele começou a falar vários palavrões desnecessários, foi mal educado com as pessoas. As pessoas que foram para admirar e ouvir a história dele começaram a vaiar. Ninguém estava acreditando naquilo. Mais de 500 pessoas abandonaram a palestra antes da metade”.
Ainda segundo Marcos, Oscar começou a ficar irritado por causa de uma falha no sistema de som do evento. “O microfone sem fio dele estava dando interferência e ficava fazendo um barulho. Ofereceram outro microfone para ele, mas ele disse que não usava aquele tipo porque era microfone de amador. Enfim, eu fui ver um exemplo, esperando levar ensinamentos para minha vida profissional, e saí com uma sensação terrível. Ele disse que sairia com uma má impressão de Caruaru, mas ele que destruiu tudo que nós pensávamos sobre o atleta”.
A estudante de Letras Cybeli Oliveira também reclamou da condução da palestra. Ela fez um texto e publicou em uma rede social.  Segundo ela, “a palestra foi uma total baixaria, chamou vários palavrões, insultou e humilhou a plateia em todos os momentos, reclamava o tempo todo com as pessoas que estavam tirando fotos dele dizendo que estava ali para contar a história dele e não para ser fotografado, pois quem quisesse tirar foto dele poderia ir embora. […] Enfim, só presenciei apenas 15 min de palestra, pois eu e mais centenas de pessoas nos retiramos dali, pois esses poucos minutos foram o suficiente para transformar aquele momento de satisfação e de aprendizado em ódio. Pois em minutos aquele tão desejado palestrante nos mostrou pessoalmente o seu lado mal educado,torpe, grosso, sem escrúpulos”.
A faculdade emitiu nota pedindo desculpas aos alunos que pagaram para assistir à palestra e lamentando o comportamento do ex-jogador. O departamento de marketing da unidade de ensino informou que a escolha de Oscar para ministrar a palestra foi baseada em outras ações feitas por ele em outras instituições de ensino e que “jamais se esperaria o tipo de comportamento adotado por ele diante do público”. A equipe doNE10 Interior ligou diversas vezes para a assessoria de imprensa do ex-jogador, mas as ligações não foram atendidas.
PALAVRAS-CHAVE:palestra oscar agreste caruaru interior

Chocolate pode acabar, alertam fabricantes, A procura é maior que a oferta e produtores de cacau não estão dando conta

Chocolate pode acabar, alertam fabricantesA procura é maior que a oferta e produtores de cacau não estão dando conta


Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press/Arquivo
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press/Arquivo
Parece que o mundo anda comendo chocolates demais. Ao menos é o que garante as empresas Mars Inc. e Barry Callebaut, as maiores fabricantes do produto. De acordo com o blog Radar Econômico, o déficit de chocolate, situação em que os agricultores produzem menos cacau do que o mundo consome, está se tornando mais frequente.

As razões para tamanho descontrole no consumo da iguaria são muitas. A primeira é o próprio aumento da demanda, que cresce a cada ano e tende a seguir nesse ritmo. Enquanto no ano passado se consumiu cerca de 70 mil toneladas métricas além do volume produzido, em 2020 esse número pode atingir 2 milhões de toneladas métricas.

O segundo motivo é a oferta do cacau, a matéria-prima do chocolate. Os países da África Ocidental onde se concentra a maior produção da fruta – para se ter ideia, Costa do Marfim e Gana produzem mais de 70% do cacau de todo o mundo – estão sofrendo com o clima seco e, com isso, reduzindo a produção na região. Como se não bastasse a redução, uma praga decorrente de um fungo chamado Moniliophthora roreri afetou a produção de cacau em até 40%.

Por fim, o consumidor final também paga o preço. O insaciável apetite dos chocólatras tem prejudicado bastante no consumo. A maior dor de cabeça vem da China, o país mais populoso do mundo, que não para de comprar o produto. Um outro agravante é a procura por chocolates amargos, que possuem até 60% mais cacau que os chocolates tradicionais.

Com isso, desde 2012 que o cacau sofre constante aumento e até os chocolates em barra ficaram mais caros. Mas ainda assim, a situação não foi contornada e, até hoje, o desequilíbrio entre oferta e procura aumenta a cada dia.

Pesquisadores começam a estudar alternativas para suprir a carência dos chocolates. Um grupo de pesquisa agronômica da África Central está desenvolvendo árvores capazes de produzir até sete vezes mais cacau do que as plantas tradicionais. Mas o aumento na eficiência pode prejudicar o sabor, diz Mark Schatzker, da Bloomberg. Há tentativas em andamento para tornar o chocolate barato e abundante – e, nesse processo, o doce acaba ficando tão sem sabor quanto tomates comprados nas lojas de hoje. Ainda não se sabe se o consumidor vai se queixar do sabor mais fraco se isso mantiver os preços baixos. E a indústria não vai se importar com isso, desde que o risco de uma grande escassez seja completamente descartado.